Você é o VIP nº 2610112


Dicas do Dentista

Por Dr. Marcelo de Wallau - CRO 9395

IMPLANTES DENTÁRIOS

Os implantes dentários devolvem a harmonia do sorriso de alguém que perdeu um ou mais dentes. Eles substituem as raízes dos dentes ausentes, permitindo uma mastigação eficiente.  Mas será que dói para colocar?  Qualquer pessoa pode receber um implante?   Qualquer dentista pode colocá-los?  Vamos esclarecer aqui algumas dúvidas que são mais frequentes.

 

COLOCAR IMPLANTE DÓI?

Durante a intervenção o paciente não sente nenhuma dor. Graças ao poder da anestesia é possível passar por procedimentos cirúrgicos odontológicos de forma tranquila e despreocupada. Entretanto, depois, a pessoa é capaz de sentir alguns incômodos por conta da manipulação dos tecidos. Nos dias seguintes à cirurgia pode ocorrer algum desconforto que normalmente é controlado com uso de analgésicos ou anti-inflamatórios.

 

É POSSÍVEL COLOCAR OS IMPLANTES E OS DENTES NO MESMO DIA?

Sim, isto é possível, o que é muito bom e um grande avanço na Odontologia. Hoje, o mais frequente é colocar o implante, e após 3 meses receber  a prótese definitiva.  Mas, em casos selecionados, a reabilitação pode ser feita no mesmo dia, com o implante de carga imediata.

 

PACIENTE QUE NÃO TÊM OSSO PODE RECEBER IMPLANTES?

Pode receber implantes sim, pois se não existe osso para instalação de implantes em posição ideal, uma cirurgia de enxerto ósseo pode ser recomendada previamente na área em que o implante é indicado. Cada tipo de enxerto tem um tempo ideal de incorporação para em seguida receber o implante. Através de uma tomografia avaliamos a quantidade de osso presente na região e é definida a necessidade ou não de enxerto.

 

OS IMPLANTES PODEM REJEITAR?

Esta dúvida é um mito. Não existe rejeição de implante pelo organismo. O que pode acontecer em caso de falha após a cirurgia é uma contaminação ou infecção. Mas você pode evitar isso escolhendo um profissional qualificado para realizar o procedimento. E seguir a risca as recomendações a serem tomadas após  a cirurgia.

 

QUALQUER PESSOA PODE RECEBER IMPLANTE DENTÁRIO?

É necessária uma consulta de avaliação inicial para verificar se o espaço entre os dentes, a abertura da boca e as condições de saúde geral e bucal estão aptas para o procedimento. O profissional solicita alguns exames de imagem que indicam se o implante se encaixa no osso disponível.



Foto: Divulgação | Arquivo Pessoal
Páginas 1 2 3 4 5


voltar ao topo