Você é o VIP nº 3693279


Dicas do Cirurgião Plástico

Por Dr. Roberto Arnold - Cirurgião Plástico - CREMERS: 9538

CONTORNO CORPORAL

O tema central da 27ª  Jornada Sul Brasileira de Cirurgia Plástica deste ano que ocorreu em Gramado/RS, foi o “Contorno Corporal”, que reuniu aproximadamente 350 cirurgiões plásticos dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, junto a convidados de renome nacional e internacional para debaterem as atualidades da especialidade. Porém,  outros temas foram discutidos, incluindo um tema que é uma constante: Segurança do Paciente.

 

Obedecendo a proposta do tema central, os assuntos mais explorados pelos trabalhos apresentados e conferências foram o aumento de glúteos (nádegas), remodelar o corpo associando lipoaspiração com a plástica convencional (modificada) do abdômen (barriga) e uma nova perspectiva do emprego de próteses mamárias onde antes não eram indicadas.

 

Decorridos vários anos desde o início das cirurgias de aumento de glúteos, seja com uso de próteses de silicone, seja com injeções de gordura obtida da própria paciente, os cirurgiões plásticos reunidos em Gramado/RS tiveram oportunidade de repartir suas experiências e absorver conhecimento transmitido pelo relato dos colegas.

 

O panorama que vislumbramos é o de que ambos os procedimentos (prótese ou injeção de gordura) estão hoje bem padronizados, com regras de segurança claramente estabelecidas, ou seja, estão se tornando procedimentos cada vez mais seguros e confiáveis, desde que bem indicados, executados dentro dos padrões estabelecidos e contando com uma boa evolução tanto da resposta biológica da paciente quanto da disciplina em seguir as recomendações do seu cirurgião.

 

Limitações, restrições e riscos continuam existindo, porém são cada vez melhor compreendidos e controlados. Para tanto, o cuidado começa na escolha de um profissional capacitado, atualizado e acreditado junto à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

 

Não há novos equipamentos ou novas técnicas revolucionárias para remodelar o contorno corporal, no entanto, a constante evolução que consiste em acrescentar experiência a cada ano que passa, permite que os cirurgiões plásticos possam oferecer resultados cada vez melhores, empregando equipamentos e princípios cirúrgicos há muito tempo dominados. Traduzindo: o conhecimento acumulado permite identificar com mais precisão as áreas a ser tratadas com lipoaspiração, restringir descolamentos (o que conserva a circulação de sangue na área e torna o procedimento mais seguro) e definir um contorno corporal com maior precisão.

 

Cada cirurgião, na intimidade do seu trabalho, no exercício de sua arte, pode adequar, modificar, acrescentar ou, até mesmo, criar um aperfeiçoamento. Quando eles se reúnem e têm oportunidade de compartilhar esta experiência, ou seja, exercer o ensinar/aprender, todos evoluem e obtêm resultados aperfeiçoados. Assim, todos deixam o evento bastante entusiasmados.

 

É nesta comunhão de colegas que a cirurgia plástica se desenvolve e os beneficiados são nossos pacientes.

Páginas 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10


voltar ao topo