Você é o VIP nº 2017129


Dicas de Segurança

Por André Luis Ajalla , Empresário - DPF/RS 0072605
e-mail: nova.servicos@terra.com.br

VALE A PENA TER UMA ARMA?

Estatísticas mostram que portar ou ter uma arma em casa multiplica o risco de morte em caso de assalto. A reação mais comum das pessoas diante da criminalidade é um sentimento de revolta e medo. O que difere é a forma como cada um lida com o problema.

 

Estatísticas policiais revelam que nem sempre andar armado é sinônimo de estar protegido. Hoje com o estatuto do desarmamento se ter uma arma você precisa passar por  curso de tiro com um instrutor credenciado pela Policia Federal, comprovar que você realmente precisa da arma, uma entrevista com um agente ou delegado da Policia Federal, testes psicológicos.

 

Vamos analisar alguns números que revelam que mostram por que usar uma arma ou tê-la em casa pode ser letal, especialmente quando se tenta reagir a um assalto.

 

Segundo o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo pessoas que andam armadas tem estatisticamente a probabilidade de 56% maior de ser feridas ou mortas.

 

Dois segundos é o tempo máximo que uma pessoa tem para reagir, armada, a um assalto. Depois disso, é quase certo que saia ferida ou mesmo morta. A  não ser policiais altamente treinados ou mocinhos de filmes de caubói é impossível encontrar alguém com tamanha destreza.

 

O bandido tem a seu favor o efeito surpresa, além de uma experiência muito maior no manuseio de armas.

No Brasil, temos em média 1200 acidentes anuais com armas de fogo.

Somente no estado de São Paulo são roubadas mais de 12000 armas que reforçam o arsenal dos bandidos.

No estado do Rio de Janeiro 30% dos homicídios, decorrem de motivos fúteis: brigas de trânsito, de namorados e outros nos quais a arma disponível transforma uma discussão tola em fatalidade.

 

PORQUE NÃO REAGIR:

A tentativa de resistir a um assalto é uma decisão tomada por apenas 1,5% das pessoas. Não é a melhor idéia, como mostram os dados do instituto de estudos da religião (Iser) que analisou o que aconteceu em 3400 casos de roubo no Rio de Janeiro durante um mês.

O que eles fizeram:

0,3% reagiu com arma de fogo

1,2% reagiu sem arma  

98,5% não reagiram

 

O que aconteceu quando não reagiram:

1 morte a cada 668 assaltos

1 ferido a cada 104 assaltos

 

Quando reagiram com armas

1 morte a cada 4 assaltos

1 ferido a cada 2 assaltos

Somente um profissional habilitado e altamente treinado, deve usar uma arma de fogo. Então pense na sua vida e de sua família antes de portar um arma

Páginas 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16


voltar ao topo