Você é o VIP nº 3701128


Dicas de Câncer de Mama

Por Dra. Gabriela R. dos Santos - Médica Mastologista - CRM 24627

OUTUBRO ROSA

O movimento popular internacionalmente conhecido como OUTUBRO ROSA é comemorado em muitas partes do mundo, com o objetivo de chamar atenção para a prevenção do câncer de mama. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.  


O OUTUBRO ROSA teve início em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia. Inicialmente as cidades se enfeitavam com laços rosas, principalmente locais públicos, depois surgiram outros movimentos, como corridas, desfiles de moda com sobreviventes (de câncer de mama) e partidas de boliche.


A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes e teatros surgiu mais tarde, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação.

O projeto tomou proporções mundiais, passando pela Torre de Pisa na Itália e o Arco do Triunfo na França e também já contou com ações no Brasil.


Monumentos e locais históricos são iluminados de rosa, com a intenção de ressaltar, de modo belo e feminino, a importância da luta contra o câncer de mama.

A primeira iniciativa do OUTUBRO ROSA vista no Brasil foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo/SP. Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao OUTUBRO ROSA.

Em outubro de 2008, diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas respectivas cidades. Aos poucos o Brasil foi ficando iluminado em rosa em São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Salvador, Teresina, Poços de Caldas e outras cidades.


O importante é, na realidade, lembrar o assunto durante o ano todo, não apenas no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial.

Páginas 1 2 3 4 5 6


voltar ao topo