Você é o VIP nº 3690644


Visão de Negócios

Por Kátia Della Tôrres
e-mail: katiatorres@vipsdosul.com.br

COMO MONTAR UMA EQUIPE DE VENDAS PRODUTIVA

Não é fácil montar uma equipe de vendas e transformar um grupo de pessoas numa equipe produtiva, mas é possível. 

Alguns pontos fundamentais já na contratação:

Nunca contrate todas as pessoas com as mesmas características, sexo, nem a mesma idade, pois você deve mesclar a equipe, levando em consideração que todos estejam bem afinados com o conceito da empresa e bem informados sobre os produtos ou serviços que ela oferece e nunca esqueça de fazer um bom levantamento do perfil deste profissional. 

Os clientes não são todos iguais, então os vendedores também não devem possuir um único perfil. Contratar pessoas muito semelhantes, não haverá criatividade e inovação na equipe. 

Alguns vendedores serão a chave para a formação desta equipe, como o vendedor social, que é um vendedor tipicamente retratado como um sujeito que adora vida social, mesmo que muitos vendedores desprezem esse tipo de vida. Ele trará a cada evento social que participar sua cota de contribuição e produtividade para com a empresa. 

Não esqueça do vendedor missionário, que não tem por finalidade apenas anotar pedidos, mas de obter a boa vontade ou de educar usuários reais ou potenciais. 

O vendedor técnico, dá maior ênfase ao conhecimento propriamente dito, e ainda é gerador de demanda na venda rápida e criativa. 

Depois de contratados, treine muito esta equipe, pois não adianta querer economizar no treinamento, porque uma equipe mal treinada, sem querer, acaba sabotando sua empresa. 

Se sua empresa não possui capital para treinamento de pessoal, a saída é propor que os fornecedores façam isso. A grande vantagem para o fornecedor é que, quanto mais sua equipe vender, mais ele vai vender para você, formando assim um círculo virtuoso. 

Depois de contratá-los e treiná-los, é hora de motivá-los. As empresas costumam utilizar alguns motivadores adicionais visando estimular o esforço de suas forças de venda. As reuniões periódicas acabam proporcionando uma ocasião social, e desde que bem conduzidas, acabam quebrando a rotina e transformando em momentos prazerosos como uma boa exposição de opiniões e identificação com os outros membros da equipe. 

Uma boa dica que as empresas vem fazendo para transformar uma equipe de vendas é patrocinar concursos de vendas, visando levar sua equipe a empregar um esforço extra de vendas. Os prêmios, como viagens com acompanhante e dinheiro, tem se destacado como principal aliado para o sucesso nas vendas e uma eficiente forma de motivação. 

E por fim, avalie o desempenho de seus vendedores com a obtenção de manter informações regulares de suas atividades. A avaliação gera pelo menos três benefícios:

Primeiro, a empresa precisa desenvolver e comunicar padrões claros para julgar o desempenho das vendas. 

Segundo, a empresa consegue reunir uma gama de informações sobre cada vendedor. 

Terceiro, os vendedores tem conhecimento do fato de que, eventualmente terão de prestar contas à empresa e explicar o porque de seu sucesso ou insucesso no cumprimento de suas metas.

 E para finalizar, lembre-se: Um grupo de trabalho produz, por vezes, resultados. Uma equipe de trabalho produz, sempre, SUCESSO.

Páginas 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29


voltar ao topo