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Visão de Negócios

Por Kátia Della Tôrres
e-mail: katiatorres@vipsdosul.com.br

CONHECENDO O CLIENTE

CONHECENDO O CLIENTE

 

 

Suprir necessidades, oferecer soluções, ser simpático e estar aberto a um belo sorriso pela entrada dos clientes à sua loja ou empresa,  possibilita fechar excelentes vendas.

 

Você já andou num ônibus lotado, ou mesmo numa lotação num horário “de pico” no meio da tarde, com metade das cadeiras vazias? Você deve ter observado no rosto das pessoas o quanto elas estão tristes pela vida que levam.  Se você tem só um pouquinho de sensibilidade, deve ter observado que o que essas pessoas precisam é de alegria e satisfação. Esta é sua profissão e, mais do que isso, sua missão,  de levar satisfação a quem está a sua volta. Mas faça isso com prazer, com entusiasmo, mostrando coisas, seja produtos ou serviço. Não esqueça daquele sorriso sincero, daquela expressão de quem se preocupa com a história daquela pessoa que está na sua frente e pela responsabilidade que você tem em ouvi-la e atendê-la bem.

 

Nunca esqueça daquele ‘BOM DIA!’ Não um “bom dia”, chocho, sem graça, mas que demonstre que realmente você quer que aquela pessoa tenha um BOM DIA. As pessoas que entram na sua loja ou na sua empresa, ou mesmo aquelas que telefonam para pedir informações, precisam sentir que estão tendo toda a atenção que merecem.  Um dos grandes segredos para que isso aconteça é saber ouvir. Sei também que é a parte mais difícil da venda, porque estamos tão empolgados que acabamos esquecendo de escutar o cliente.

 

Eu confesso que muitas vezes, já me empolguei falando demais e tive problemas, e foi muito difícil para mim, que sempre aprendi e ensinei que o bom vendedor tinha que saber falar, aprender a calar na hora certa e simplesmente ouvir. Evite ficar fazendo qualquer coisa enquanto ouve o cliente, pois não tem coisa mais “chata”, do que um cliente estar falando contigo e você estar folheando um jornal ou uma revista, ou olhando no celular quem está te ligando, ou algo semelhante.

 

Lembre-se que enquanto o cliente está falando, ele também está comprando, seja o produto que você está oferecendo ou simplesmente ele está comprando a sua imagem. Não é o que você diz ao cliente que faz a diferença, mas o que você escuta é que lhe mostrará o que deve vender a ele.

 

Evite o confronto, mesmo que o cliente esteja sendo agressivo ou mal-educado. A melhor maneira é não perder o seu próprio controle. Mantenha a conversação em tom baixo e de forma pausada. Uma das muitas armadilhas que vejo diariamente é a discussão mentalmente com o cliente, ou seja, mesmo que você não fale, não fique com “caras e bocas”.  Se você conseguir estabelecer uma forte empatia e estreitar a relação, inspirando confiança e segurança ao cliente, não terá dificuldades de aceitar um NÃO.

 

Se você conseguiu entender esta mensagem de como conhecer o cliente, você está pronto para realizar uma grande venda

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