Você é o VIP nº 3699974


Corpo em forma

Por Ani Lacerda, Personal trainer - CREF - RS-015967-G
e-mail: ani@acadciadocorpo.com.br

OS RISCOS DA OBESIDADE EM CRIANÇAS E ADOLECENTES

OS RISCOS DA OBESIDADE EM CRIANÇAS E ADOLECENTES

 

O índice de sedentarismo e obesidade em crianças e adolescentes em todo mundo é um fator preocupante que tem aumentado a cada ano. No Brasil este número tem crescido consideravelmente.  Segundo IBGE, o sobrepeso em crianças de cinco a nove anos de idade aumentou em 30% e dos 10 á 19 anos cerca de 20 % ao ano.  Isso esclarece os números cada vez maiores de vários problemas de saúde nesta faixa etária, como hipertensão, diabetes, colesterol e complicações cardíacas.  A alimentação inadequada, e ausência de exercícios físicos são os principais responsáveis. Apenas em 10% a culpa pode ser da genética, contestando o que muita gente pensa.

 

 Alguns estudos indicam que a genética contribui em apenas 10% sobre a obesidade, os outros 90 % podem ser hábitos inadequados dos pais, que tem grande influencia no ambiente em que vivem (e não é culpa da genética). O que os pais fazem reflete no comportamento dos filhos. Pais que não se exercitam e tem péssimos hábitos alimentares passam para os filhos um modo de vida totalmente desregrado. O que fica complicado para a criança entender ao longo da vida que este comportamento está errado e muito provavelmente acaba adotando os mesmos costumes. 

 

Contudo, a infinidade de oferta de alimentos industrializados, pobres em nutrientes e de fácil aquisição, saboroso e que já vêm pronto, acabam cedendo às tentações dos pais pela praticidade. O que, muitas vezes não sabem é que estes alimentos são um verdadeiro lixo para a saúde e qualidade de vida de seus filhos.  Como as atividades físicas diminuíram e a ingestão de alimentos calóricos e sem valor nutritivo aumentaram, fica difícil controlar o peso, o que causa um impacto muito grande sobre os índices de saúde de nossas crianças e adolescentes.

 

Além disso, as novas tecnologias acabam favorecendo o sedentarismo. A criança não deve passar horas no computador e vídeo game, sem ter limite de tempo e controle dos pais ou responsáveis. Os pais precisam dar exemplo para os filhos, para que desde pequenos entendam a importância de se exercitar e se alimentar de forma correta. Juntos devem buscar alternativas prazerosas para jogos e brincadeiras ao ar livre. É nesta fase da vida que a criança assimila e armazena em seu sistema nervoso central os gestos e movimentos que irão contribuir na realização dos mais diversos esportes, aumentando seu acervo motor.

 

Por outro lado, a prática esportiva tende a unir as pessoas. Por isso precisam buscar a oportunidade de conhecer e fazer novos amigos, fazer parte de grupos diferentes, e de uma forma geral não ter conflitos de socialização.  Muitas crianças e adolescentes se encontram fora dos padrões de saúde e estética exigidos pela sociedade, e que acaba sendo motivo de preconceito e exclusão do grupo em que convivem. Mudando alguns hábitos, em pouco tempo podemos ter resultados satisfatórios de qualidade de vida.

 

Como não é uma tarefa fácil de administrar, muitos pais têm buscado profissionais de educação física e nutrição para auxiliar na realização de um trabalho individual ou em grupo, atendendo aos objetivos específicos de cada criança e adolescente de forma lúdica e organizada, respeitando as condições físicas de cada um

Páginas 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30


voltar ao topo